Registar | Iniciar sessão
Bricolage 0 comentarios

Aplicar papel de parede passo-a-passo

Terça, 23 de Outubro de 2012 | 13:37

Aplicar parede passo-a-passoCada vez mais está a voltar a moda dos papéis de parede pintados para os lares. Esta tendência que esteve tão na moda, na década de 70 e de 80, volta a cobrar força graças à grande variedade de papéis de parede com padrões e cores para todos os gostos e ao ressurgir a tendência retro.

Embora o papel de parede não tenha lugar apenas na decoração retro. Como estava a comentar-vos, a variedade no mercado é tanta que há papeis perfeitos para quase qualquer estilo decorativo.

Aplicar papel de parede numa parede é muito mais fácil do que pode parecer A priori. Apenas precisamos saber quais são os passos que devemos seguir, e segui-los ordenadamente. E isso é o que vamos aprender neste artigo de hoje, a aplicar papel de parede passo-a-passo. Verás como é simples.

Para começar a aplicar de parede, a primeira coisa que temos que fazer é preparar a mesma. Isto quer dizer que temos que deixar a parede lisa e sem rachaduras nem irregularidades. Estas imperfeições iriam notar-se através do papel, e poderiam mesmo chegar a rasga-lo ou atravessá-lo.

O que fazemos com os interruptores elétricos e as tomadas das paredes? Devemos desmontá-los para podermos aplicar o papel de parede de forma mais fácil. Ao terminar a aplicação apenas temos que furar o papel na zona e montar novamente por cima.

Se falamos de interruptores elétricos e tomadas nas paredes devemos ter em conta a corrente elétrica. O ideal é desliga-la, mas se não podemos por problemas de iluminação, protege os cabos elétricos que fiquem a descoberto com cuidado e com fita isolante para evitar contratempos.

O melhor para tornar o trabalho mais rápido é cortar as tiras previamente. É importante deixar entre 4 e 6 centímetros de margem por cima e por baixo, para evitar problemas. É preferível sobrar do que faltar. Uma vez que esteja tudo preparado, passemos à ação de aplicar o papel de parede.

O mais importante na altura de aplicar o papel é colocar nem a primeira das tiras. Esta vai ser a guia do resto, pelo que deves imaginar que desta dependerão as outras. Se a colocarmos inclinada, o resto também ficará inclinado, etc. Assegura-te de que a primeira tira de papel é colocada de forma reta, com um primo ou um nível.

Uma vez colocada a primeira, Como unimos as tiras de papel? Dependerá do tipo de papel que escolhemos. Se o papel for liso, não há muito problema. Colocaremos as tiras de papel, uma ao lado da outra, sem medo de desenquadrar.

No caro do papel de parede que apresente um desenho repetido horizontalmente com uma mesma distância entre ele, cortaremos e uniremos as tiras, fazendo com que o desenho permaneça alinhado de forma horizontal.

Falemos agora de como colar as diferentes tiras de papel. A preparação da cola é simples, já que as instruções do fabricante podem ser muito precisas. A cola pode ser em forma de pó para misturar com água.

Coloca a cola sobre as tiras de papel, perfeitamente estendidas. Cola metade da tira de papel desde o centro até aos extremos e a seguir dobra a dita metade sobre si mesma, deixando em contato, as superfícies coladas. Repete a operação com a outra metade.

Uma vez que a tira de papel esteja colada e dobrada dobre si mesma, esperaremos um pouco de tempo em função da espessura (3-4 minutos para papeis finos, 10 – 12 para papeis grossos) e passado esse tempo, colocamos as tiras.

Começa pela sua parte superior. Auxilia-te com uma escada para que a opção seja mais simples e para certificares que colocas perfeitamente o bordo do papel. Uma vez colocada a metade superior da tira, alisa-a bem com uma escova de aplicação de papel.Podes fazê-lo com à mão, mas com a escova asseguras-te que a operação fica perfeita e não fiquem rugas.

Para que não fiquem rugas ou borbulhas, deves manter a escova numa posição diagonal, sempre para o exterior do papel, para dirigir o ar para fora. Alisa primeiro a parte superior e repete a operação com a metade inferior.

Quando chegares ao extremo inferior da parede, irás dar-te conta de porque é que é útil deixar 5 ou 6 cm de margem no papel. Este forma uma espécie de retalho que nos ajudará a cortar no ponto exato.

Cuidado com as uniões entre as tiras de papel, já que têm a tendência a levantar-se e ficar muito visíveis. Alisa-as cuidadosamente. No mercado existem pequenos rolos especiais para essa operação.

Categorias: Bricolage,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 10 de Maio de 2013 | 12:43
Sexta, 21 de Dezembro de 2012 | 12:00
Quinta, 20 de Dezembro de 2012 | 12:10
Quinta, 31 de Janeiro de 2013 | 17:07
Sexta, 15 de Fevereiro de 2013 | 15:25
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Decoração, design e bricolage.
s
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.