Registar | Iniciar sessão
Estilos decorativos 0 comentarios

Conselhos para uma decoração japonesa

Sexta, 14 de Setembro de 2012 | 10:50

Conselhos para uma decoração japonesa

A cultura milenaria japonesa está cada dia mais na moda no ocidente. Não sei se é pelo exotismo da sua decoração ou pela calma que transmite, mas cada vez mais é maior a influência oriental, na decoração ocidental.

Neste artigo vamos tentar mostrar-te os segredos que a decoração japonesa guarda para que te possas pasmar com os seus encantos orientais. Vamos mostrar-te as chaves destes ambientes e os detalhes que faram com que a tua decoração transmita sobriedade e a naturalidade do estilo japonês.

Conselhos de cores para uma decoração

Vamos começar por analisar as cores básicas que encontramos numa decoração japonesa. Os interiores orientais usam, geralmente, tons neutros para alcançar um fundo simples. Nós preferimos brancos, bege, castanho claro, etc. Com eles procuramos enfatizar a arquitetura e criar uma espécie de ordem geométrica.

Estas cores neutras de fundo combinam sobretudo com a cor preta, que é um tom importantíssimo na decoração japonesa. Este utiliza-se para definir as formas, e funciona em harmonia com os brancos ou outras cores naturais.

Cores na decoração japonesa

Também encontramos pinceladas de vermelho (que representa o sol), laranja ou ocre (que representa o fogo), azul intenso (que representa a agua), verdes (que representam a natureza) e também algum tipo de rosa.

Todas estas cores que te mostrei (exceto o preto) são só exemplos, cunca deves utiliza-los todos de uma vez, na mesma instancia. Escolhe só um ou, quanto muito um par, sem sobrecarregar a instância. Recorda que um dos pontos-chave desta decoração é a simplicidade.

Mobiliário japonês

O mobiliário oriental é muito diferente do que nós no ocidente estamos acostumados. Os japoneses realizam muitas atividade ao nível do chão, como comer e mesmo dormir, por isso não é de estranhar que os seus móveis sejam tão baixos. Para além disso, estes móveis geralmente repousam diretamente no chão, sem a ajuda dos pés.

Os móveis de estilo japonês que chegam ao ocidente não são tão baixos e muitos contam com pés, ainda que com dimensões muito reduzidas. É importante não colocar demasiado mobiliário e agrupá-lo por zonas, deixando espaços livres. O espaço e a amplitude são fundamentais nestes ambientes.

Móveis para uma decoração japonesa

Como a vida se realiza ao nível do solo, deverás ter disponível zabutons, zafus e almofadas para aumentar a comodidade. A cama pode substituir-se por um futon japonês, a cama tradicional japonesa, formada por um colchão e um édredon que se dobram de manha para permitir o uso da sala.

Fotos de decorações japonesas
Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa Conselhos para uma decoração japonesa
Categorias: Estilos decorativos,
Compartilha-o:
Tags: estilos, japonês,
Artigos relacionados
Terça, 12 de Março de 2013 | 15:21
Quarta, 30 de Janeiro de 2013 | 13:25
Quarta, 19 de Setembro de 2012 | 09:37
Quinta, 30 de Abril de 2015 | 14:35
Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 | 12:45
Terça, 27 de Janeiro de 2015 | 12:55
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Decoração, design e bricolage.
s
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.