Registar | Iniciar sessão
Pintura decorativa 0 comentarios

Técnicas de pintura para a decoração de paredes

Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 09:35

Técnicas de pintura para a decoração de paredesO universo da pintura decorativa é enorme. Existem diversas técnicas de pintura e hoje vamos falar de duas delas: A técnica de penteado e a de esponjado.

Estas duas técnicas que vamos ver hoje não são difíceis de aplicar, embora requeiram uma certa perícia. Mas o resultado é espetacular, como poderão comprovar.

Técnica de penteado

A técnica de penteado consiste basicamente em criar um efeito às riscas dobre a parede. Para isso devemos ter uns pentes especiais, com pontas de borracha. Desta forma a grossura dos riscos e a separação dos mesmos dependerá do pente que utilizarmos.

É importante que primeiro apliquemos uma camada de tinta base e quando esta estiver seca, outra camada de tinta a coincidir com a anterior. Assim, ao passar com o pente para criar os riscos, estes deixaram ver a pintura de fundo, contrastando com a pintura de fora.

Devemos conhecer previamente o sentido que queremos dar às riscas. Podemos fazê-las verticais, horizontais, com ondulações ou mesmo em zig zag.

Não é uma técnica difícil, mas é importante fazer provas primeiro, para saber qual a direção que desejamos que as riscas tenham, pois isso ajudará a conseguir o resultado desejado.

Técnica de esponja

Também não se trata de uma técnica complicada. Na verdade, é um pouco mais simples do que a técnica anterior de penteado. Esta técnica requere, como a anterior, que apliquemos uma base de pintura. Mas a forma de pintas pode fazer-se de duas maneiras.

A primeira seria molhando a esponja diretamente na tinta que vamos utilizar (uma tinta que coincida com a que usamos como base) e aplica-la diretamente na parede. A segunda seria aplicando a tinta de outra cor diretamente na parede, por cima da tinta base, sem deixar secar a segunda tinta, e passar a esponja na parede.

Embora seja uma técnica simples, deves ter cuidado com a intensidade e a quantidade de vezes que usas a esponja porque um excesso ou defeito nela em alguma zona da parede pode ficar muito mal. A aplicação deve ser uniforme.

Categorias: Pintura,
Compartilha-o:
Tags: pintura,
Artigos relacionados
Quinta, 31 de Janeiro de 2013 | 17:07
Quinta, 20 de Dezembro de 2012 | 12:10
Sexta, 14 de Dezembro de 2012 | 17:00
Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 10:05
Terça, 23 de Outubro de 2012 | 13:40
Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 14:40
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Decoração, design e bricolage.
s
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.