Registar | Iniciar sessão
Pintura decorativa 0 comentarios

Tipos de pintura

Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 14:40

Tipos de pinturaExistem vários tipos de pintura. A seguir vamos explicar-tos.

Pintura plástica

Trata-se da pintura que mais se utiliza quando falamos na decoração de interiores. Existem dois tipos de pinturas: acetinadas ou mates. Vamos tratar de te explicar as suas caraterísticas comparando ambos os tipos de pintura.

Trata-se de uma pintura solúvel em água, de secagem rápida, sem odor e que não deixa quase restos nas ferramentas, pelo que a sua limpeza é mais facilitada. A pintura plástica acetinada deixa-nos um acabamento mais fino e lustroso que a mate. A pintura mate oferece-nos um acabamento sem brilho, opaco, mas é mais fácil de usar do que a acetinada.

A pintura acetinada é muito mais resistente à sujidade, à passagem do tempo. Mas a pintura plástica mate, tal como o seu próprio nome, indica uma pintura plástica, que se pode lavar. A acetinada está mais recomendada para efeitos decorativos, enquanto a pintura mate se recomenda mais para paredes irregulares.

Corantes

Os corantes são líquidos com um tom muito concentrado que se usam para colorir a tinta branca. Ao ser muito concentrados, umas simples gotas de tinta são muito abundantes. São capazes de tingir vários litros de pintura. Por esta razão é muito importante seguir as pautas estabelecidas pelo fabricante da tinta.

Seguindo as indicações alcançaremos os resultados desejados. Utilizar mais ou menos quantidade pode dar-nos um resultado inesperado.

Cores acrílicas

Esta pintura apenas se usa em trabalhos com pincel ou em trabalhos nem que queiramos obter um efeito sobre uma base de pintura plástica. São pinturas muito fáceis de misturar, diluem-se em água e secam com bastante rapidez. Existe uma grande gama de cores e, normalmente, encontramos a cor na sua forma mate e brilhante.

Para finalizar queremos adicionar que há uma pintura para cada superfície e situação. Por exemplo, a pintura de uma casa de banho deve resistir ao vapor ou a do exterior deve aguentar o calor, frio ou a chuva. Devemos encontrar o tipo de pintura para a superfície que vamos tratar.

Esmalte para radiadores. Pintura especial para ser usada em radiadores. É uma pintura que seca rapidamente e que conserva a sua brancura por muito tempo.

Pintura impermeabilizante. É uma pintura especial para zonas da casa que anteriormente estiveram afetadas pela humidade. Essa sim, só deve ser usada depois de ter tratado a humidade na parede, senão a pintura acabará por soltar-se ou ficando com rachas mais cedo ou mais tarde.

Pintura de alumínio. Pintura que deveremos utilizar em tubagens ou depósitos de armazenamento. Devido à sua composição é uma pintura ótima para manter a temperatura baixa à superfície que cobre, já que faz com que o sol reflita e quase não aqueça.

Pintura a óleo. Pintura que apenas se utiliza na madeira. Se a pintura é flexível não se quebrará se a madeira se expandir ou se contrair. Se a pintura é microporosa permitirá que a madeira respira, permitindo assim que a água saia da madeira sem danificar a pintura.

Verniz marinho. Esta classe de verniz dá à madeira um acabamento extraordinário: resistência e brilho que a protegerá ao máximo de raspões e arranhaduras.

Pintura para ladrilhos e tijolo. Irá dar-nos um acabamento mate impermeável nas superfícies exteriores de ladrilhos.

Categorias: Pintura,
Compartilha-o:
Tags: pintura,
Artigos relacionados
Quinta, 31 de Janeiro de 2013 | 17:07
Quinta, 20 de Dezembro de 2012 | 12:10
Sexta, 14 de Dezembro de 2012 | 17:00
Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 10:05
Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 09:35
Terça, 23 de Outubro de 2012 | 13:40
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Decoração, design e bricolage.
s
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.