Registar | Iniciar sessão
Decoração de cozinhas 0 comentarios

Conselhos para iluminar a cozinha corretamente

Segunda, 24 de Dezembro de 2012 | 15:00

Conselhos para iluminar corretamente a cozinha

Achas que tens a cozinha perfeita? Tens os armários que desejavas, esses eletrodomésticos de ultima geração que combinam tão bem, a bancada adequada, o chão, as paredes de cor perfeita, etc. Mas, tens a iluminação adequada?

É bastante habitual prestar muita atenção a todos os aspetos que vos comentava anteriormente, mas não dar muita importância à iluminação da cozinha. E é muito mais importante do que possa parecer, asseguro-vos. Uma iluminação correta pode dar um grande empurrão à decoração da cozinha e uma enganada pode ser uma desvantagem para ela.

Ideas para iluminar corretamente a cozinha

Planifica a iluminação desde o início

Como dissemos, a iluminação da cozinha é essencial na decoração desta. A luz, por regra geral, tem a capacidade de transformar os ambientes e de fazer com que tudo pareça maior e mais brilhante. E essa sensação é muito importante na cozinha.

Quando se trata de criar e de iluminar uma cozinha, a primeira coisa que temos que fazer é planificar em antemão cada uma das etapas do design. Retira tempo para considerar as necessidades que terás na cozinha e assim evitarás error que seriam muito mais difíceis de corrigir mais à frente.

Pensar na localização dos focos de luz e na intensidade destes é algo tão importante como a escolha do chão ou da cor e estilo dos móveis. Recorda que também é de igual importância e pode fazer ou desfazer um design.

Iluminação correta da cozinha

Luzes diferentes para cada zona da cozinha

Lembra-te que a cozinha se divide em três zonas principais: a zona de lavagem, a zona de culinária e a zona de armazenamento.

A zona das três que deve estar melhor iluminada é a zona de culinária, pois é nela onde cozinhamos e onde temos de estar mais atentos. Esta zona é onde é mais importante que seja iluminada com luz direta.

A zona de armazenamento é onde colocamos o frigorífico, o congelador, etc. Esta zona é importante porque temos que podem ver bem todos os produtos armazenados, mas não é necessário que a luz seja excessiva. Utiliza pequenos focos de luz nos pontos mais quentes, mas não é necessário que toda a luz seja direta.

A zona de lavagem é a que menos luz direta necessita. Nesta zona está localizado o lava-louça, a máquina da louça, o lixo, a máquina de lavar roupa, etc. Esta zona pode ser iluminada perfeitamente com luz indireta.

Luz para a decoração da cozinha

Regula os pontos de luz

Como vês, estamos a falar de luz direta e luz indireta. O melhor é que os diferentes pontos de luz estejam dispostos para acender uns e outros, dependendo das necessidades pontuais ou da luz natural que recebamos do exterior.

Este áspero é outro dos que tens que ter muito em conta na hora de desenhar uma cozinha, porque no início é muito simples planificar onde irão ficar as luzes, como esconderemos os cabos, que tipo de apliques utilizará, etc. Todas estas variações a posteriori são complicadas de corrigir.

Categorias: Conselhos, Cozinhas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 3 de Janeiro de 2015 | 15:12
Sexta, 11 de Abril de 2014 | 16:22
Quarta, 30 de Outubro de 2013 | 13:20
Segunda, 23 de Setembro de 2013 | 14:10
Quinta, 27 de Junho de 2013 | 12:17
Quarta, 29 de Maio de 2013 | 13:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.