Registar | Iniciar sessão
Decoração 0 comentarios

Ideias para aproveitar espaço debaixo das escadas

Quarta, 27 de Agosto de 2014 | 12:26

Ideias para aproveitar espaço debaixo das escadas

Normalmente deixamos sem utilização algumas zonas da casa e não nos apercebemos do espaço que estamos a perder nem do proveito que podemos retirar dele. Basta com um pouco de imaginação e criatividade para idealizar os mais variados usos que podemos dar a estas áreas. Um dos espaços que mais frequentemente sofre do esquecimento e da inutilidade é a zona debaixo das escadas.

Não imaginamos na realidade todo o partido que podemos tirar deste espaço, tanto que inclusive pode chegar a converter-se no nosso espaço preferido na casa. Apenas é necessário ter em conta alguns aspectos antes de pensar no que faremos, por exemplo o tamanho do espaço, o estilo e a localização das escadas. E claro as necessidades ou interesses que queremos satisfazer.

Ideias para aproveitar espaço debaixo das escadas

Espaço para o armazenamento

Um dos usos mais frequentes que damos a estes espaços é para satisfazer as necessidades de armazenamento. Todos temos coisas que nos sobram ainda que não queremos desfazer-nos delas, a dica está em encontrar-lhes um lugar onde não incomodem visualmente nem estraguem a decoração.

Se o espaço do qual dispomos não é muito amplo, recomendamos móveis fechados que contenham gavetas, cestas ou bolsas. É recomendável escolher móveis que não permitam a visibilidade do conteúdo que guardam, por isso aconselhamos escolher aqueles que têm portas, preferivelmente portas corrediças. A vantagem deste tipo de portas é que não resta espaço ao abrirem-se.

Conselhos para aproveitar espaço debaixo das escadas

Se pelo contrário, a amplitude espacial não é uma preocupação, podes optar por estantes fixadas na parede ou por algum móvel versátil que te permita misturar a organização com o estilo.

Muitas empresas dedicam-se ao fabrico de móveis à medida e esta é uma excelente opção, pois assim podemos desenhar, com a ajudar de profissionais, um que se ajusta às nossas necessidades e gostos.

Normalmente as escadas estão situadas nas zonas de passagem assim que podemos aproveitar este espaço para guardar objectos que necessitemos de ter à mão. Por exemplo, se estiver perto da porta de saída da casa podemos colocar um armário ou um pequeno guarda-roupa que nos permita guardar os casacos, sobretudos, guarda-chuvas e sombrinhas.

Canto para a leitura debaixo das escadas

Criar um canto para a leitura

Este espaço não só tem de estar em função de resolver as nossas necessidades como também podemos convertê-lo num lugar para a recriação e prazer. Podemos optar por esta área para colocar uma pequena estante de livros para os manter organizados.

À estante podemos somar-lhe uma poltrona ou sofá confortáveis que ofereçam um lugar para a leitura. E claro aconselhamos escolher um candeeiro de pé que iluminar este espaço.

Estes conselhos podem ser adaptados tanto a um espaço limitado como a um maior, variando talvez o tamanho da estante e do sofá. Esta é uma ideia para aproveitar este canto de uma forma um pouco menos convencional.

Escritório debaixo das escadas

Um espaço para trabalhar em casa

Se contas com espaço que não seja muito reduzido podes aproveitar para criar-te um lugar de descanso para trabalhar a partir de casa. Se decidires por esta proposta é necessário ter em conta que não esteja situado numa área de muita passagem, pois para trabalhar necessitarás de concentração.

Deve ser amplo o suficiente como para poder colocar uma pequena secretária e algumas estantes. Podemos colocar a secretária junta à parede horizontal e na perpendicular podemos situar alguma estante para ter à mão os materiais que vamos precisar com maior frequência.

Uma opção para que o espaço não nos limite desta proposta é colocar uma secretária que seja dobrável. Desta forma podemos mantê-la dobrada enquanto não estiver em uso e assim evitamos a sobrecarga do espaço.

Decoração debaixo das escadas

Para continuar a decoração

Se realmente não tivermos a necessidade desde do ponto de vista funcional, podemos sempre concebê-lo como uma extensão da decoração do quarto em que as escadas estão situadas.

Continuar as paredes com a mesma pintura e adicionar elementos decorativos que mimem o estilo do espaço. Podemos aproveitar e colocar lá alguma vitrina ou um móvel baixo, também quadros na parede horizontal ou espelhos.

As possibilidades decorativas não têm limite, o importante é aprender a utilizá-las em nosso benefício, os espaços mortos da casa e não deixar nem um pequeno canto inutilizado.

Categorias: Decoração,
Compartilha-o:
Tags: decoração,
Artigos relacionados
Terça, 29 de Julho de 2014 | 12:29
Quarta, 23 de Abril de 2014 | 17:05
Quarta, 29 de Janeiro de 2014 | 18:17
Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 | 17:27
Quarta, 8 de Janeiro de 2014 | 15:07
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.