Minimalista não quer dizer inabitado. Nem muito menos. O estilo minimalista está longe de ser um estilo sentimentos, permite exprimir todos os detalhes da nossa sensibilidade e da nossa inspiração.
Livre de todo o artifício, o espaço e os objetos neles presentes tomam um significado especial. A decoração de estilo minimalista está indicada para todos os amantes da simplicidade, da serenidade e da sobriedade.
Contrariamente à decoração tradicional, na minimalista não se procura preencher o espaço, preservar o espaço. Dá-se mais ênfase às estruturas e às formas do que aos acessórios. As paredes, os chãos, as superfícies e a luz servem eles mesmo para representar a decoração.
Os espaços de ordem e de armazenamento são talvez os elementos mais importantes do estilo minimalista, pois tudo o que se possa dar uma impressão de desordem que se elimina ou se dissimula.
Os tons neutros como o bege e o cinzento utilizados em tons degradados e claro o branco, criarão um fundo ideal e darão a sensação de maior amplitude ao espaço. Cada móvel é escolhido em relação à sua função e utilidade, sem sacrificar por ele a comodidade.
Poucos acessórios fazem falta numa decoração minimalista. Algumas flores num jarro ou algumas frutas num cesto servirão para decorar.