Registar | Iniciar sessão
Estilos decorativos 0 comentarios

Guia práctico do estilo nórdico

Quinta, 30 de Abril de 2015 | 14:35

Guia práctico do estilo nórdico

O estilo nórdico ou escandinavo é um dos mais populares no mundo actual. Caracterizado pela sua simplicidade e funcionalidade, este tipo de decoração inspira-se na natureza e privilegia as formas suaves.

Guia práctico do estilo nórdico

MATERIAIS BÁSICOS

A madeira é o principal material do estilo nórdico, a que prevalece em móveis, molduras e outros objectos decorativos. Geralmente aplicam-se tanto as madeiras escuras como as claras para, segundo o gosto pessoal, obter contraste com as paredes.

Vale destacar que o couro e as peles também são característicos do estilo escandinavo. Cadeiras, mantas e tapetes podem defender estes materiais. Também não pode faltar numa casa decorada com o estilo nórdico a cor verde das plantas.

Originária da Noruega, Suécia e Dinamarca, o estilo nórdico roça com o minimalismo, pelo que cada objecto ou móvel que se encontre em tua casa deve cumprir uma função.

Guia práctico do estilo nórdico

CORES TÊXTEIS

Tal como a madeira, a cor branca é rei no estilo nórdico. A sua principal função encontra-se na cor das paredes, ainda que uma tendência geralmente é associar a cor osso ao andar e ao tecto.

O fundo branco admite combinações com detalhes alaranjados, verde maçã, azul mar ou amarelo. Da mesma forma, o estilo nórdico potencia a cor castanha através de móveis de madeira, para aqueles que gostam das cores escuras.

Os têxteis também ocupam um lugar importante neste estilo. Ao ser originário de países frios, as cortinas, mantas e tapetes são oportunas e brindam comodidade à casa. Conferem grande estilo ao quarto os têxteis de pele ou cosidos com lãs grossas e cores chamativas.

Guia práctico do estilo nórdico

MÓVEIS E ACESSÓRIOS

Os móveis da casa decoradas a partir do estilo nórdico são baixos, simples e com formas rectas. Alguns preferem brancos, as madeira escuras também são ideais para a mobiliária. Inclusive é comum advertir uma combinação de ambos em jogos de mesa castanhos com cadeiras brancas.

Numa sala nórdica não podem faltar os quadros e fotografias, que se relaciona com o feito de que são eles os que proporcionam cor às paredes pintadas de branco.

Geralmente as molduras são grandes e mostram tanto obras modernas como clássicas. É importante obter um contraste para o qual recomenda-se uma moldura escura para uma peça clara.

Deves saber para além disso que o estilo nórdico procura sempre a luz natural através de grandes janelas. Não obstante, não se deve poupar a luz artificial que produzem as luzes brancas e intensas.

Categorias: Estilos decorativos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 | 12:45
Sexta, 11 de Julho de 2014 | 15:19
Quinta, 27 de Março de 2014 | 18:14
Sábado, 23 de Março de 2013 | 14:35
Segunda, 18 de Março de 2013 | 15:11
Segunda, 24 de Dezembro de 2012 | 14:30
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.