Directamente chegada da Dinamarca, a tendência decorativa conhecida como “hygge” começa a ver-se por todo o mundo. Não obstante é difícil definir o que esta tendência representa, mas através destas linhas tentaremos explicar o que a decoração hygge representa.
Para começar devemos dizer que a palavra “hygge” é um termo bastante arraigado na cultura dinamarquesa difícil de traduzir porque realmente representa um estilo ou forma de vida. Levado para a decoração seria uma forma de entender o interior das casas, descrevendo um ambiente acolhedor, quente e cheio de paz onde encontrar descanso.
Como adoptar a atitude “hygge” na nossa decoração?
Para sermos capazes de adoptar a atitude “hygge” devemos tentar entrar na cabeça dos dinamarqueses que vivem num país com pouca luz solar (de Outubro a Abril os dias são mais curtos) e para quem a casa se converte numa espécie de “ninho” acolhedor onde encontrar refugio comodamente e em que recebem familiares e amigos.
Conforto antes de tudo
O imprescindível que devemos conseguir para ter uma atitude “hygge” é procurar a suavidade e o conforto em todos os elementos e materiais. Materiais como a lã, a pele (real ou sintética), o filtro, o linho e o algodão em tapetes, almofadas, mantas, sofás e poltronas, etc., são materiais que deves privilegiar.
Luz fluída
Ainda que seja uma pequena variante do estilo nórdico, esta segue sendo uma tendência escandinava pelo que é normal que privilegiemos a presença de luz. Nos países nórdicos compensam a falta de luz natural com a aplicação de cores claras nos grandes elementos da casa, pelo que damos passo às cores claras nas paredes, móveis e até no solo. Um solo de tons claros é uma das chaves para converter um interior num espaço com mais luz.
Cor e naturalidade
Para conseguir essas duas sensações nada melhor que a madeira. Este material dá calor ao ambiente, ao mesmo tempo que nos coloca em contacto directo com a natureza. O encanto do fogo também nos ajuda a conseguir esse calor procurado. Dá presença às velas ou, se tiveres oportunidade, acende a tua lareira. As lareiras de bioetanol são excelentes para todos os públicos e todas as casas.
Para dar um toque natural ao envolvente, as flores nas janelas ganham muito protagonismo.
Estas que vimos foram algumas das características básicas do momento hygge na decoração, mas realmente podemos deixar-nos levar pela imaginação. Recordemos que o que procura esta tendência é criar ambiente acolhedores onde nos sintamos relaxados, pelo que dá rédea solta às tuas ideias mais “caseiras”.