Registar | Iniciar sessão
Jardins e terraços 1 comentarios

Decoração do jardim

Sexta, 14 de Setembro de 2012 | 10:30

Decoração do jardim

Decorar e cultivar um jardim é uma alegria que vai além de simplesmente fazer crescer as plantas ou flores. Trabalhar no teu próprio jardim é uma delícia e uma cura para a tua saúde. Produz bem-estar no organismo, visto que trabalhamos cara a cara com a natureza e liga-nos a ela.

Alem disso, também é muito bom fisicamente porque nos permite exercitar o nosso corpo. Como poderás comprovar, decorar um jardim é um prazer em todos os sentidos, tanto físicos como psicológicos. Assim, se temos um jardim, devemos aproveitar para decorá-lo.

Conselhos para decorar o jardim

Além de um refúgio de paz, o jardim é um elemento importante de decoração dentro do habitat da casa. O início é complicado. Muitas vezes chegamos a duvidar se estamos a faze-lo corretamente ou não. Mas assim que comecem a crescer as plantas e flores, a nossa incerteza e dúvida serão recompensadas.

Para começar devemos escolher as plantas que vamos pôr no nosso jardim. Para isso devemos estudar o tipo de clima da nossa zona e as plantas que se adaptam a ele.

Conselhos de paisagens

Escolheremos as plantas dependendo da sua resistência ao frio. Como poderás imaginar, serão as condições do tempo da zona em que vivemos, as que determinam, em grande medida, que plantas viverão perfeitamente ao longo de todo o ano.

Uma boa forma de saber corretamente as plantas crescem bem na tua zona é consultar um jardineiro profissional. Ele pode informar-te as espécies de plantas que se adaptam bem ao clima em que te encontras as que não. É uma boa forma de te assegurares do êxito da tua plantação.

Imagens de paisagens

Também vamos estudar as características do nosso jardim, porque o tipo de solo é tão importante como a climatologia. Por isso devemos fazer um ligeiro estudo das características do nosso solo para determinar que classes de plantas crescerão adequadamente no nosso terreno. E uma vez que tenhamos os pontos fracos e fortes do nosso terreno, então procederemos a decidir o que queremos plantar ou cultivar e onde.

Devemos fazer um estudo dos principais problemas que nos podem surgir e as possíveis soluções que podemos desenvolver. Aqui vem talvez a parte mais complicada do processo, pois aqui é quando começamos a decorar o nosso jardim. É recomendável que façamos um mapa do nosso jardim e que sobre o plano façamos uma pequena representação de cores que vamos dar, dependendo do que vamos cultivar.

Exemplos de decoração de jardins

Já chegamos a conclusão que é um aspeto complicado, porque é difícil criar-se uma imagem global do terreno. Para tentarmos expor a situação podemos utilizar cartões, pedaços de madeira, ou qualquer coisa que se assemelhe e possa representar os vegetais que queiram pôr em casa lugar.

Sempre que possam devem recorrer a ajuda de um paisagista que desenhará um jardim de revista, visto que ele sabe o que seja bom para o teu terreno e que aproveite ao máximo as características do mesmo. No entanto podes decora-lo tu mesmo, sem ajuda externa de profissionais, mas como já dissemos é difícil acertar à primeira. Num terreno amplo é complicado fazer-se uma visão global de toda a distribuição.

Decoração do jardim

Encontrar o teu jardim ideal será uma questão empírica de ensaio-erro até que encontres exatamente o que desejas para o teu terreno. Como conselho, dizemos-te que, apesar de haver muitas possibilidades, tudo depende da tua imaginação. Deves ter muito em conta os tamanhos, as formas, as cores e as texturas que tem cada uma das plantas e flores.

Categorias: Jardins e terraços,
Compartilha-o:
Tags: jardins,
Artigos relacionados
Sexta, 27 de Junho de 2014 | 14:43
Sexta, 19 de Abril de 2013 | 15:21
Terça, 23 de Abril de 2013 | 14:21
Sexta, 14 de Setembro de 2012 | 09:26
Quarta, 6 de Agosto de 2014 | 10:57
Quarta, 25 de Junho de 2014 | 19:01
Comentários
Eliminar este comentário
Sexta, 12 de Outubro de 2012 | 18:12
O jardim da minha casa não se compara ao que mostram nas fotos, mas tira-se daqui excelentes ideias sem dúvida alguma
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.