Registar | Iniciar sessão
Pintura decorativa 0 comentarios

Erros a evitar ao pintar

Sexta, 14 de Dezembro de 2012 | 17:00

Erros a evitar ao pintarQuando se trata de pintar, apenas a vontade de o fazer bem não é o suficiente. A intanção é muito importante, claro que sim, mas pintar é um pouco mais complicado do que pode parecer à primeira vista.

Neste artigo vamos mostrar-vos uma serie de erros que devemos evitar quando estivermos a pintar as paredes do nosso lar. Não são difíceis de aplicar, mas muitas vezes as esquecemos. Se seguirmos estas regras, o resultado do nosso trabalho de pintura será quase como o de um profissional, já vão ver.

Protege a zona de trabalho

Por muito cuidadosos que sejamos a pintar, caiem sempre gotas. Não falamos de grandes gotas, mas caiem sempre pequenas gotinhas que parece que não fazem nada mas são muitas e quando secam são muito incómodas de tirar. E depende em que superfícies caiem ou não.

Por isso é necessário que tiremos, dentro do possível, retiremos os móveis, as cortinas e os acessórios decorativos da divisão. Se não nos for possível retirar os móveis, coloca-os no centro da divisão e cobre-os com um plástico ou algo que realize a mesma função e que logo vamos precisar.

O chão precisa da mesma proteção, sobretudo se a superfície for parquet. O plástico evitará que ao acabar a pintura tenhamos que passar várias horas a esfregar pata tirá-las todas. Isto se não for parquet ou um chão delicado, claro. Nesse caso será impossível fazê-lo.

Cobre os rodapés

Fazê-lo poupa-te tempo com a paleta, como já vais ver. Por muito preciso que se queira ser com o pincel, acabamos sempre por sair e pintar o rodapé. Como evitá-lo? Coloca a fita isolante na parte superior do mesmo. Assim não só pouparás a limpeza posterior, também poderás ir mais rápido sem medo de manchar.

Prepara a superfície que vais pintar

Preparar bem a parede é mais importante do que pode parecer. Qualquer pequena rachadura ou qualquer pequena imperfeição que a parede apresente irá notar-se depois de esta estar pintada.

Por isso é muito importante lixar qualquer imperfeição, tapar qualquer buraco com gesso e depois lixá-lo bem, etc. O que não se cuida antes de pintar, depois “multiplica-se”. E uma vez pintado, há pouco a fazer.

Não compres tinta a mais

Quando vamos pintar, temos que comprar grandes latas de tinta e sobra-nos sempre. É verdade que é recomendável que nos sobre um pouco de pintura para poder repassar alguma mancha que possa surgir no futuro, mas com um pequeno frasco será o suficiente.

Fala com o responsável da loja de pintura, e faz um plano com medidas da superfície que vais pintar. O profissional calculará a tinta que te faça falta e terás a exata. Atualmente é possível comprar a tinta a peso, não é necessário comprar apenas latas grandes.

Arranja o material adequado

Determinados tipos de pintura precisam de um material para serem utilizados, assim que não poupes demasiado no gasto e compra o material perfeito e adequado para a tinta que vais utilizar. Um material inadequado nunca pode dar bons resultados. A poupança no material pode levar a gastos maiores no futuro. Às vezes poupar é gastar.

Escolhe bem o tipo de tinta que vais utilizar

Não só pelo resultado final que vai dar à parede. Também o dizemos porque há tintas mais difíceis de aplicar do que outras e o resultado final pode não ser o esperado.

Recorre novamente ao profissional da loja de pintura. Este pode aconselhar-nos nesta questão. De todas as formas se queres ler algo sobre tipos de tinta e informar-te previamente, recomendo-te que visites o nosso artigo de tipos de pintura.

Categorias: Pintura,
Compartilha-o:
Tags: pintura,
Artigos relacionados
Quinta, 31 de Janeiro de 2013 | 17:07
Quinta, 20 de Dezembro de 2012 | 12:10
Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 10:05
Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 09:35
Terça, 23 de Outubro de 2012 | 13:40
Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 14:40
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.