Registar | Iniciar sessão
Pintura decorativa 0 comentarios

Ferramentas de pintura

Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 10:05

ferramentas de pinturaPara pintar qualquer superfície é necessário contar com uma serie de ferramentas. Todas elas têm uma utilidade muito concreta e devem utilizar.se apenas para essa utilidade. Todas estas ferramentas poderão ser encontradas em lojas especializadas de pintura.

Trinchas e pinceis

Usa trinchas para quase todo o tipo de pintura. É muito aconselhável que tenhas vários tamanhos diferentes. As mais convenientes são as de pelo de porco. Se puseres a trincha ou o pincel uns minutos dentro de água antes de o usar, evitarás que deite pelos ao pintar.

Existem trinchas com a ponta em angulo que são muito boas para pintar à volta das janelas, já que podes aproximar-te mais do vidro sem o risco de sujar.

Espátula para vidros

Utiliza-se para eliminar a pintura que possa ter caído nos vidros. Esta espátula elimina a tinta sem problemas e sem raspar minimamente o vidro.

Rolos

Ferramenta muito útil para pintar de uma forma mais fácil ou para pintar tetos ou paredes altas. O tipo de pelo do rolo e a textura do mesmo determinará o acabamento da pintura.

Tabuleiro para o rolo

É uma ferramenta imprescindível se utilizarmos o rolo. Iremos utilizá-la para colocar uma pequena quantidade de tinta e aplica-la na esponja do rolo. O tabuleiro do rolo deve ser lavado muito bem depois de acabarmos de o utilizar, pois se a tinta secar nas podem ficar restos que se misturarão com outra pintura na próxima vez que as utilizemos.

Tubos extensíveis

Ferramenta imprescindível para pintar tetos com o rolo, se não queremos usar uma escada.

Espátula de pintor

Utilizamo-la para tirar a pintura velha das superfícies planas, uma vez que esta tenha amolecido. É muito aconselhável dispor de diversos tamanhos de espátulas. É importante também eliminar bem os restos de tinta que possam ficar na espátula.

Espátulas de betume

Espátulas mais largas e flexíveis que as de pintor. Servem para aplicar o betume na parede. Tal como a espátula de pintor, é muito importante que a folha esteja completamente limpa de qualquer resto de tinta seca. Estes restos podem danificar a parede.

Esponja

Alternativa ao rolo. É um pouco mais aconselhável, já que não salpica a pintura. Isso sim, não é nada recomendável para superfícies ásperas, pois o resultado será desastroso.

Fita adesiva

Serve para cobrir zonas que a tinta não deve tocar. Devemos comprar de papel, nunca de plástico. Isto deve-se ao papel não arrancar a pintura base ao retirá-la. Cuidado se de deixar a fita por vários dias, pois o adesivo endurece e é muito provável que arranque a pintura, mesmo sendo a fita de papel. É aconselhável dispor fitas de diferentes grossuras.

Luvas e mascara

São necessárias quando trabalhamos com diluentes. Além desta medida de prevenção, também é necessário conseguir uma boa ventilação da divisão.

Raspadores

Serão utilizados para raspar a pintura amolecida pelo calor.

Categorias: Pintura, Ferramentas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 31 de Janeiro de 2013 | 17:07
Quinta, 20 de Dezembro de 2012 | 12:10
Sexta, 14 de Dezembro de 2012 | 17:00
Segunda, 29 de Outubro de 2012 | 09:35
Terça, 23 de Outubro de 2012 | 13:40
Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 14:40
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.