Para pintar qualquer superfície é necessário contar com uma serie de ferramentas. Todas elas têm uma utilidade muito concreta e devem utilizar.se apenas para essa utilidade. Todas estas ferramentas poderão ser encontradas em lojas especializadas de pintura.
Trinchas e pinceis
Usa trinchas para quase todo o tipo de pintura. É muito aconselhável que tenhas vários tamanhos diferentes. As mais convenientes são as de pelo de porco. Se puseres a trincha ou o pincel uns minutos dentro de água antes de o usar, evitarás que deite pelos ao pintar.
Existem trinchas com a ponta em angulo que são muito boas para pintar à volta das janelas, já que podes aproximar-te mais do vidro sem o risco de sujar.
Espátula para vidros
Utiliza-se para eliminar a pintura que possa ter caído nos vidros. Esta espátula elimina a tinta sem problemas e sem raspar minimamente o vidro.
Rolos
Ferramenta muito útil para pintar de uma forma mais fácil ou para pintar tetos ou paredes altas. O tipo de pelo do rolo e a textura do mesmo determinará o acabamento da pintura.
Tabuleiro para o rolo
É uma ferramenta imprescindível se utilizarmos o rolo. Iremos utilizá-la para colocar uma pequena quantidade de tinta e aplica-la na esponja do rolo. O tabuleiro do rolo deve ser lavado muito bem depois de acabarmos de o utilizar, pois se a tinta secar nas podem ficar restos que se misturarão com outra pintura na próxima vez que as utilizemos.
Tubos extensíveis
Ferramenta imprescindível para pintar tetos com o rolo, se não queremos usar uma escada.
Espátula de pintor
Utilizamo-la para tirar a pintura velha das superfícies planas, uma vez que esta tenha amolecido. É muito aconselhável dispor de diversos tamanhos de espátulas. É importante também eliminar bem os restos de tinta que possam ficar na espátula.
Espátulas de betume
Espátulas mais largas e flexíveis que as de pintor. Servem para aplicar o betume na parede. Tal como a espátula de pintor, é muito importante que a folha esteja completamente limpa de qualquer resto de tinta seca. Estes restos podem danificar a parede.
Esponja
Alternativa ao rolo. É um pouco mais aconselhável, já que não salpica a pintura. Isso sim, não é nada recomendável para superfícies ásperas, pois o resultado será desastroso.
Fita adesiva
Serve para cobrir zonas que a tinta não deve tocar. Devemos comprar de papel, nunca de plástico. Isto deve-se ao papel não arrancar a pintura base ao retirá-la. Cuidado se de deixar a fita por vários dias, pois o adesivo endurece e é muito provável que arranque a pintura, mesmo sendo a fita de papel. É aconselhável dispor fitas de diferentes grossuras.
Luvas e mascara
São necessárias quando trabalhamos com diluentes. Além desta medida de prevenção, também é necessário conseguir uma boa ventilação da divisão.
Raspadores
Serão utilizados para raspar a pintura amolecida pelo calor.