Registar | Iniciar sessão
Quartos infantis e de bebés 0 comentarios

Como preparar o quarto para o bebé?

Terça, 12 de Agosto de 2014 | 12:29

Como preparar o quarto para o bebé?

A chegada de um novo membro da família é sempre motivo de alegria e festejo, mas também é uma época de transformações em todos os aspectos e a casa não é uma excepção.

Acomodar e decorar o quarto onde ficaremos o bebé pode ser complicado pois há que ter em conta muitos detalhes e questões relativas à segurança da criança e à funcionalidade do quarto para os pais.

Cores para o quarto do bebé

As cores para o bebé

Saber o sexo do bebé nos ajudará muito na decoração do quarto que utilizará, por isso recomendamos não nos apressarmos e esperar por sabê-lo antes de começar a decorar. Ficou obsoleta a tradição de pintar de azul os quartos dos meninos e de rosa os das meninas e muitos pais preferem outras cores como o amarelo e o bege.

Recordemos que é fundamental para os primeiros anos do bebé um ambiente calmo para que possa dormir bem e cresça são. Tendo em conta isto preferimos cores claras que transmitam serenidade e calma. Não é por isso que têm de ser cores apagadas, pois é importante estimular a criatividade e o entusiasmo da criança.

As tonalidades de laranja, verde ou lilás ficam fenomenais nestes quartos. Também podemos combiná-los com uma parede branca que dá sempre amplitude e profundidade ao espaço, ao mesmo tempo que ressalta a cor escolhida para a combinação.

Mobiliário para o quarto do bebé

A disposição dos móveis

Aqui o mais importante é ter presente que o espaço deve estar distribuído de forma tal que garanta comodidade e mobilidade aos pais, que muitas vezes terão de passear pelo quarto às escuras de madrugada ou inquietos pelo choro do seu bebé. O berço deve ser o centro em torno do qual se organiza o resto dos móveis.

O trocador também deve estar perto do berço para não ter que deslocar muito o bebé. Para localizar o berço devemos ter em conta a parede do quarto que recebe menos ruído e não situá-la demasiado perto de nenhuma janela que possa ser uma fonte de muito calor ou de luz directa e incomoda o sono da criança.

O armário onde guardaremos os painéis e a roupa deve estar perto do trocador para não deixar nunca a criança sozinha por termo-nos que nos afastar para buscar as coisas enquanto fazemos estas funções. Podemos colocar também uma cadeira de baloiço ou móvel cómodo para adormecer o bebé e para os pais descansarem no quarto.

Iluminação do quarto do bebé

A iluminação

Como dizíamos anteriormente há que ter em conta que muitas vezes necessitaremos de entrar no quarto de madrugada ou enquanto o bebé dorme, por isso é recomendável colocar outro candeeiro para além do principal, um que nos sirva de guia no escuro sem alterar o sono do bebé.

A iluminação natural mediante janelas é muito aconselhável também, pois a luz natural enche sempre de vida os espaços. Mas neste caso devemos colocar umas cortinsa que nos permitam regular a passagem e intensidade da luz para que não se torne incomodativa. E é muito importante prestar atenção no momento d escolhê-las que não seja um tecido que facilite a aderência ao pó, para evitar alergias.

O mais importante é habilitar um espaço para o novo bebé que seja agradável para ele e extremamente seguro. São muito vulneráveis enquanto são tão pequenos e garantir-lhes um ambiente que não stresse e permita crescer de forma saudável é essencial.

Categorias: Quartos infantis,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 23 de Outubro de 2012 | 09:00
Terça, 11 de Fevereiro de 2014 | 16:21
Sexta, 15 de Novembro de 2013 | 16:21
Sábado, 11 de Maio de 2013 | 11:25
Quarta, 17 de Abril de 2013 | 15:24
Terça, 12 de Março de 2013 | 15:21
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.