Registar | Iniciar sessão
Decoração de quartos 0 comentarios

Iluminação de um quarto

Quarta, 29 de Janeiro de 2014 | 13:27

Iluminação do quarto

O quarto de um adulto é um lugar íntimo e tranquilizante. A iluminação desta zona ddeve contribuir para criar esse ambiente de calma que procuramos.

Mas a iluminação do quarto também deve estar pensado em função das diferentes actividades que praticaremos neste espaço, pelo que finalmente devemos encontrar um equilíbrio que combine a actividade diária com o relaxamento que procuramos pelas noites.

Iluminação indirecta de um quarto

Iluminação para um quarto íntimo e tranquilizador

No quarto, mais do que em qualquer outro espaço da casa, opta por uma iluminação pontual e secundária frente à clássica iluminação geral.

A iluminação geral num quarto não é essencial. A luz deste espaço deve ser suave, justamente o suficiente para poder mover-se. Para isso prefere-se, como dizíamos, uma luz indirecta e não central para na encher o quarto de luz em demasia.

Candeeiro para a cabeceira da cama

Cabeceira da cama

E falando dos pontos de luz, a cabeceira da cama é um lugar estratégico. Coloca perto dela uma luz para ler sem forçar a vista, que não deslumbre e, sobretudo, que não incomode os nossos companheiros de cama que querem dormir.

Por último é importante diversificar os pontos luminosos dentro do quarto para responder a diferentes necessidades. E para cada fonte de luz assegura-te de ter um fácil acesso ao interruptor.

Não obstante, e agora que estamos a falar da cama do quarto, ainda que em todo o momento estamos a falar de que a luz favorece o descanso, não podemos esquecer-nos que a primeira coisa que devemos cuidar é precisamente da cama, elemento essencial para encontrar um descanso perfeito.

Iluminação de um quarto

Sombras para relaxar a vista

Geralmente aconselhamos-te que evites a criação de sombras já que estas empequenecem os espaços, mas como dizíamos antes, os quartos são zonas especiais. Para o quarto, aconselhamos-te principalmente o oposto, já que as sombras ajudam a que a vista se relaxe, que é o que procuramos principalmente.

Para criar estes espaços ténue e suave, os pontos de luz indirectos colocados a média altura são perfeitos. O ideal é que a intensidade destas luzes não supere os 100 lx. Com este nível teremos um conforto visual perfeito.

Claro que quanto mais eficiente é a iluminação, menos energia consumirás.

Candeeiro de mesa

Candeeiros para o quarto

Para a iluminação geral favorece os candeeiros com difusores para suavizar a luz e criar um ambiente íntimo.

Para a iluminação pontual do espaço existem, claro, candeeiros de mesa para colocar ambos os lados da cama. Opta por candeeiros de leitura ou por colocar apliques ou focos flexíveis.

Igualmente podes animar-te a equipar os teus armários com iluminação, algo muito prático para esse delicado momento de cada manhã que é escolher a roupa. Apliques interiores, focos apontados para o armário ou simplesmente um candeeiro de pé situado perto do roupeiro são soluções simples e eficazes.

Categorias: Quartos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 11 de Julho de 2014 | 15:19
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 12:22
Quinta, 2 de Maio de 2013 | 13:24
Quarta, 24 de Abril de 2013 | 16:37
Quinta, 4 de Abril de 2013 | 11:21
Sábado, 9 de Março de 2013 | 16:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.