Registar | Iniciar sessão
Reutilizar móveis 0 comentarios

Conselhos para eliminar o caruncho da madeira

Quinta, 15 de Janeiro de 2015 | 12:45

Conselhos para eliminar o caruncho da madeira

Os teus móveis estão a sofrer nas mãos de carunchos? Compraste recentemente algum móvel antigo e tens medo que venha infestado com esta praga? Não te preocupes demasiado, neste artigo damos-te alguns conselhos que te ajudarão a identificá-la e eliminá-la, pelo que poderás conservar os teus móveis durante muito mais tempo.

Como identificar o caruncho?

A primeira coisa que necessitas de saber é como identificar o inimigo. O caruncho é um insecto da família dos coleópteros que se alimenta da madeira, que perfuram e constroem galerias. Conhecem-se milhares de géneros diferentes, mas a maioria ataca a madeira morta, trabalhada ou não, e preferem as madeiras moles como o pinho e o cedro.

O bom é que as podes identificar facilmente, fundamentalmente pela presença de pequenos buracos na superfície dos móveis. Para assegurares-te que trata-se de caruncho podes introduzir uma agulha nestes buracos e se esta for o mais fundo possível é porque trata-se de outra praga, já que o caruncho faz os buracos muito pouco fundos. Outros sinais que podes encontrar são rastos de serradura à volta dos móveis, e inclusive às vezes pode-se ouvir o ruido de mastigar a madeira.

Como combatê-la?

Existem vários truques caseiros que podes tentar, o mais fácil e efectivo geralmente é a congelação. Se o objecto for pequeno podes colocá-lo num congelador ou arca, ou até podes deixá-lo la fora numa noite bem fria.

Se esta variante não funciona ou estás em plena temporada estival opta então por utilizar um produto profissional. Nas lojas de ferragens e mercados geralmente vendem tratamentos especiais para combater o caruncho, que por vezes inclusive inclui uma seringa para aplicar o produto. Deves introduzir o líquido pouco a pouco nos orifícios dos móveis para que penetre bem, por vezes requer-se várias aplicações. Também podes tentar recobrir o móvel de plástico durante vários dias depois de aplicado o insecticida para que este trabalho a fundo.

Os vapores também podem matar o caruncho, assim que podes aplicar em todo o móvel gasóleo, cobri-lo de plástico e deixá-lo actuar durante 24 horas pelo menos. Não penses que o teu móvel possa sofrer danos, pois o gasóleo nutrirá a madeira.

Como prevenir que surja novamente?

Depois de aplicado o tratamento qualquer que este seja, faz uma limpeza a fundo e aplicar neste e nos outros móveis que possuis um produto anti caruncho, para prevenir assim que surja outra vez. Também terás de renovar o acabamento do móvel afectado, utiliza massa de vidraceiro para tapar os furos e depois lixa e pinta o móvel com um verniz, este também provem de uma capa protectora contra o caruncho. Algumas pessoas simplesmente opta por deixar o seu móvel com estas imperfeições de forma a que brilhe com um toque retro.

Categorias: Reutilizar móveis,
Compartilha-o:
Tags:
Artigos relacionados
Sexta, 1 de Março de 2013 | 11:00
Segunda, 18 de Fevereiro de 2013 | 15:00
Terça, 18 de Dezembro de 2012 | 16:30
Terça, 18 de Dezembro de 2012 | 16:00
Terça, 11 de Dezembro de 2012 | 13:30
Sexta, 2 de Novembro de 2012 | 09:02
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.