Registar | Iniciar sessão
Sofás e poltronas 0 comentarios

Sofás Chesterfield

Quarta, 27 de Novembro de 2013 | 17:20

Sofás Chesterfield

Não há nada mais inglês do que um sofá Chesterfield. Se este tipo de sofás são os teus preferidos não te percas as seguintes linhas, porque nelas falaremos de um dos sofás mais populares da história, falando precisamente da sua própria história e de alguns dados curiosos sobre eles.

Chesterfield é uma cidade do condado de Derbyshire, situado na zona centro de Inglaterra. Uma das primeiras coisas que gostaríamos de dizer é que a palavra “Chesterfield” refere-se a um estilo de sofá e não a uma marca. Existem muitas teorias sobre a origem destes sofás, mas a que mais força tem é a que diz que Phillip Stanhope, quarto conde de Chesterfield (1694-1773) inventou o primeiro sofá Chesterfield com os seus botões característicos, o seu couro acolchoado e os seus braços redondos.

Sofás de estilo inglês Chesterfield

Os sofás elegantes Chesterfield evocam imagens dos clubes ingleses do S. XIX, os chamados English Gentlemen’s Clubs. Mas estes sofás que eram sinónimo de elitismo nos anos 1960-1980 converteram-se em elementos mais acessíveis devido ao aumento do fabrico que se produziu em Inglaterra. O curioso é que a maioria do seu fabrico realizou-se no norte de Inglaterra, mas muito poucos no condado de Chesterfield.

Estes sofás Chesterfield mais actuais são os que mais presentes estão nos nossos dias, sofás construídos com uma estrutura de madeira com o interior acolchoado com espuma e um couro de qualidade no exterior. O couro utilizado em Inglaterra geralmente é de vaca. A maioria dos fabricantes no Reino Unido deixaram de usar o pêlo de cavalo como recheio, coisa que se fez até à década de 60. Os sofás daquela época vendem-se a preços altíssimos, já que restam muito poucos em bom estado.

Sofá inglês Chesterfield

As cores mais populares dos sofás Chesterfield são o castanho, o bordô e o verde escuro, uma cor também chamada Parliament green já que é a cor utilizada em casa do primeiro ministro britânico. A cor preta não é tradicional, sendo uma moda mais actual.

Por último gostaríamos de terminar com uma curiosidade, e é que em Julho de 2009 encontrou-se o sofá Chesterfield de Winston Churchill numa lixeira. Este foi vendido posteriormente num leilão por 7500 libras.

Categorias: Sofás,
Compartilha-o:
Tags: sofás,
Artigos relacionados
Quinta, 28 de Novembro de 2013 | 12:19
Quinta, 16 de Maio de 2013 | 13:03
Sábado, 27 de Abril de 2013 | 14:34
Segunda, 15 de Abril de 2013 | 15:12
Quarta, 5 de Dezembro de 2012 | 12:30
Sexta, 30 de Novembro de 2012 | 12:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no BricoDecoracao.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.